Como cuidar das toalhas de banho no dia-a-dia

21-09-2015 18:38

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: https://superorganizadablog.blogspot.pt/

Todas as pessoas gostam de toalhas macias e a cheirar bem (eu adoro!), para que estas assim fiquem e pareçam toalhas de hotel, não basta lavá-las na máquina como lava o resto da roupa. Há cuidados especiais a ter, por isso veja as dicas abaixo.

Regra importante, sempre que usar as toalhas de banho, ponha-as a arejar para não ficarem com o cheiro desagradável a mofo.

Evite usar o detergente em excesso, as fibras ficam mais duras.

Use muito pouco amaciador ou nenhum de preferência. Muito amaciador pode provocar mofo e ficam menos absorventes. Use o vinagre de álcool branco, que faz com que as fibras fiquem mais absorventes e macias, acredite que é verdade, com a utilização contínua do vinagre como amaciador as toalhas vão ficar mais macias (é o que eu uso cá em casa e noto que as toalhas cada vez ficam mais fofas). Caso fique renitente em usar só vinagre, use metade amaciador e metade vinagre. O vinagre também faz com que os restos de detergente desapareçam.

Para desencardir as toalhas, use na lavagem 1 colher bem cheia de sopa de bicarbonato de sódio (eu uso sempre bicarbonato nas toalhas brancas para as desinfectar e desencardir).

Nunca use o bicarbonato de sódio e vinagre juntos, uma vez que juntos anulam-se. Use o bicarbonato na lavagem e no enxaguamento use o vinagre.

Nunca deixe as toalhas de molho muito tempo, ficam com um cheiro desagradável, se alguma toalha tiver nódoas trate só a nódoa.

Seque as toalhas ao ar livre, mas na sombra, ao sol as fibras ficam ressequidas e ficam ásperas. Sacuda bem antes de as pendurar para soltar as fibras e pendure-as pelo meio para não ficarem com marcas.

Se tiver máquina de secar use-a para secar as toalhas ficam macias e cheirosas.

Nunca passe a ferro as toalhas, o calor do ferro endurece as fibras e as toalhas perdem a sua maciez.

Nunca as guarde sem estarem completamente secas ou corre o risco de ficarem com bolor e aquele cheiro horrível.

Para ficarem mais cheirosas, depois de secas borrife-as com água de passar a ferro com cheiro (compre em supermercados), mas não exagere e se sentir que a toalha ficou húmida, aguarde que seque só depois pode guardá-la, pode também optar por pôr no armário sacos de cheiro que podem ser comprados em supermercados.

Troque as toalhas pelo menos uma vez por semana (duas é o ideal, principalmente se as toalhas forem brancas, assim não ficam encardidas).

Quando comprar toalhas novas ponha-as de molho (pouco tempo) em água e 3 colheres de bicarbonato de sódio, bem diluído. A toalha deverá ficar completamente coberta pela água. Depois lave-a na maquina como normalmente, mas sem amaciador.

Evite guardar toalhas na casa de banho por causa da humidade e vá alternando as toalhas para serem todas usadas.

Espero que tenha ajudado com as dicas.

Se gostou não se esqueça de fazer gosto.

Obrigada

Marlene Borges

Quer ler mais artigos destes temas? Visite a nova localização do blog: https://superorganizadablog.blogspot.pt/

Comentários

Não foram encontrados comentários.